Campeonatos de som automotivo

 

O que são e como funcionam

 
   

O que são os campeonatos de som automotivo? Muitas pessoas que não são do ramo me perguntam o que é um campeonato de som automotivo? Seria este um lugar onde as pessoas colocam o som no seu carro e o ligam no máximo volume para ver quem é o melhor?

Se bem que, isso me lembra algumas cidades do interior, e inclusive algumas capitais, onde vários carros ficam em volta de algum ponto de maior movimento na cidade com o som ligado no último volume, sendo impossível se distinguir alguma coisa que não seja simplesmente designada por barulho.

Para poder explicar sobre campeonatos de som automotivo, vamos voltar um pouco no tempo e contar um pouco de história. Os campeonatos tiveram origem nos Estados Unidos no início dos asnos 90 com associações que buscavam entre outras coisas o aprimoramento técnico e a confraternizações nos eventos.

Já no Brasil estes tiveram início com a IASCA, já fora de operação e no ano de 1996 desembarcava por aqui a USAC, sendo que o seu primeiro campeonato foi no ano de 1997 em São José dos Campos - SP. Entre as diversas modalidades de campeonato de som que a USAC promove, vou descrever abaixo uma das menos conhecida, que são os campeonatos de qualidade de som. Estes campeonatos chegaram a ser muito concorridos no Brasil.

Mas infelizmente, como você vai notar abaixo, pelas características da medição e as avaliações que se fazem necessárias, há pouca interação com o público ou mesmo com o competidor. Por isso, após o início dos campeonatos de SPL, onde há uma interação muito forte com o público, a modalidade de qualidade de som esta hibernando, mas basta os competidores se unirem e exigirem estas modalidades estas podem voltar a ter o seu brilho.

Campeonatos de qualidade:

O competidor prepara seu carro de acordo com as regras encontradas no site www.usac.com.br e esta pronto para competir. Telefona para a USAC e faça sua inscrição, tira dúvidas sobre o local da realização do mesmo e confirma o horário de início das medições No local este deve posicionar o seu veículo na primeira estação, onde vão ter início as avaliações.

Estação 1 - Verificação e Alarme

O juiz irá verificar as potências dos amplificadores e a segurança geral do veículo e a da instalação do sistema de som. Neste ponto, se alguma inconsistência é encontrada, o competidor será notificado e as mudanças serão executadas. Após a verificação, o juiz pedirá uma demonstração do sistema de alarme instalado no veículo. Será requerido ao competidor provas para satisfazer todas as seções da folha de pontuação por demonstração ou fotografias para poder receber a pontuação máxima da seção de alarme na folha de pontuação. Após completada esta estação, o juiz ira colocar a folha de pontuação em um envelope e irá posicioná-la sobre o limpador de pára-brisas. Deste ponto em diante, não é permitido ao competidor olhar a folha de pontuação.

Estação 2 - Instalação

Será pedido ao competidor para demonstrar e detalhar todas as partes do seu sistema de áudio. Será dado 5 minutos para que este demonstre aos juizes como e porque o seu sistema atinge ou excede o exigido pelas regras. Após esse período será pedido que o competidor se afaste do carro e terá início a verificação de diversos pontos da instalação do sistema, tais como: segurança da instalação, fonte de sinal, amplificadores, tema da instalação, inovações na instalação, entre outros. Após o juiz ter completado de pontuar o seu veículo, será dado ao competidor uma breve comentário a respeito da instalação e pontos a serem melhorados.

Estação 3 - Qualidade de Som

Esta é uma estação na qual o competidor tem pouca interação com os juizes. Será pedido que você insira o CD de teste oficial da USAC e forneça explicações básicas sobre os ajustes de volume e mudanças de faixa no seu sistema. Será pedido que o competidor se afaste do veículo enquanto os juizes avaliam a qualidade sonora do sistema. Novamente após o fim dessa etapa os juizes farão uma breve explanação sobre o sistema e indicarão pontos de melhoria.

Estação 4 - RTA (Real Time Analyser ou Analisador de Tempo Real)

Neste ponto estará sendo avaliada a curva de resposta do sistema de som através do RTA, curva essa que mostra quantos dB's o sistema gera em cada faixa de frequência ( de 20 Hz a 20 Khz). Será solicitado que o competidor coloque o CD de teste da USAC e a medição será executada automaticamente pelo RTA.

Estação 5 - SPL (Sound Pressure Level ou Nível de Pressão Sonora)

Aqui será avaliada a capacidade do sistema de gerar pressão sonora, ou seja será medido o maior volume atingido pelo sistema dentro de 45 segundos de medição. Será utilizado para isso o CD Flash Dance Terminada a passagem por estas cinco estações o competidor estará dispensado, sendo que o mesmo deverá retornar somente na hora da premiação, que serão troféis para o 1o , 2o e 3o colocados. E os classificados de 1o a 5o estão automaticamente classificados para a final Nacional.

 
     
 
Rafael Padilha
Engenheiro Eletrônico e Mestrando em Engenharia Automobilística
e-mail: rvp_gmb@hotmail.com
 
Home | Matérias | Info | Siglas | Quem Somos | Links | E-mail