Ruído de motor no seu sistema de som

 

Como solucioná-lo

 
   

Agora que você já sabe tudo sobre as definições e as siglas mais utilizadas na área de som automotivo (Veja a parte de Definições elétricas ) , vamos agora passar algumas dicas interessantes de como tentar acabar com um dos maiores tormentos dos instaladores de som automotivo, que são os ruídos.

Com estes passos você será capaz de resolver os ruídos provenientes de do motor, ruídos esses geralmente de alta freqüência e variam conforme a rotação do motor. Siga esses passos cuidadosamente, e se você tem mais de um amplificador, repita o passo 1 para cada amplificador, para você ter certeza que nenhum deles é o responsável pelos ruídos.

Passo 1

Verifique os amplificadores: Para se determinar se são os amplificadores os responsáveis pelo ruído. Primeiramente corte totalmente o sinal dos amplificadores, para fazer isso curto-circuite as entradas do amplificador. Se o ruído sumir, então o amplificador está em perfeito estado e você pode proceder para o passo 2. Entretanto se houver ruído, então use um alto falante de teste na saída. Se isto parar o ruído, então o problema esta se originando na fiação dos alto falantes, ou nos cross-overs passivos. Verifique se nenhum destes esta em curto com o veículo e comece novamente no passo 1.

Se o ruído ainda persistir mesmo com o alto falante de teste, então pode haver um problema com a fonte de tensão do amplificador. Tente conectar uma fonte de tensão isolada do veículo. Se ainda assim você não conseguir acabar com o ruído, então há algo sério acontecendo com os amplificadores, e estes devem ser substituídos. Se o ruído for embora, então pode haver um problema com a filtragem ou isolação da fonte de tensão. Isto pode ser consertado pela mudança do ponto de aterramento do amplificador ou pela adição de filtros na fonte de tensão.

Passo 2

Reduza o Sistema. Os amplificadores foram testados e estão ausentes de ruídos. Se você tem algum processador entre a unidade principal e os amplificadores, desconte-os e conecte a unidade principal diretamente nos amplificadores. Se isto acabar com o ruído, então um (ou mais) dos processadores estão defeituosos, então proceda para o passo 5. Por outro lado, se o problema ainda persistir, tente passar os cabos de sinal por um diferentes rotas. Se você for capaz de encontrar alguma que não produza ruído, passe o cabo permanentemente por esta rota e proceda para o passo 5. Se não, então você deve isolar a unidade principal do chassis do veículo (exceto pelo terra).

Não se esqueça de desconcertar a antena, pois esta é também ligada ao chassis do veículo. Se a isolação da unidade principal não resolver o problema, então mexa no ponto de aterramento da unidade principal. Felizmente o ruído terá desaparecido, e você vai poder instalar a unidade principal com um terra silencioso e proceder para o passo 5, se tudo isso falhar, vá para o passo 3.

Passo 3

Mexa na Unidade Principal. Os amplificadores estão bem, mas o movimento do terra da unidade principal e os cabos de sinais ainda não resolveram seus problemas. Pegue a unidade principal e a remova completamente do painel, coloque-a no banco ou no carpete do veículo. Passe novos cabos de sinais para as entradas dos amplificadores. Se isto resolver o problema, re-instale a unidade principal, um cabo de cada vez e vá para o passo 5. Mas se o ruído ainda persistir, então mexa na unidade principal o mais próximo possível do amplificador e use o mais curto cabo de sinais possível. Isto irá verificar que os cabos originais de sinais não estão causando o problema. Assumindo que o ruído foi embora, reinstale a unidade principal um cabo de cada vez e vá para o passo 5. Persistindo o ruído, pode haver um problema de filtragem da fonte da unidade principal.

Assim como feito com os amplificadores, alimente a unidade principal com uma fonte isolada (novamente tendo certeza que a unidade principal não está tocando o chassis do veículo). Se o ruído for embora, você pode acrescentar filtros a fonte de alimentação ou ima fonte de alimentação isolada, veja o passo 2. Mas se a fonte de alimentação isolada não resolver o problema, então você pode tanto substituir a unidade principal e ir ao passo 2, ou verificar o sistema elétrico do veículo no passo 2.

Passo 4

Testando o Veículo. Até aqui você constatou que nem o amplificador, nem a unidade principal são as origens do problema. Então temos o sistema de carga do veículo como suspeita. Para que seja feita essa verificação, pode-se utilizar o sistema de um veículo que é sabido que não tem ruídos, isto é "silencioso". Traga os dois carros juntos, e conecte as baterias de modo como você fosse fazer para dar partida em um veículo com a bateria arreada, ou seja faça a famosa "chupeta". De partida no motor do veículo com o problema de ruído e escute o carro "silencioso". Se o ruído não desaparecer, o outro veículo tem um problema sério com o sistema elétrico (possivelmente no alterador). Passe em um auto-elétrico e cheque o sistema de carga. Se não aparecer ruído no carro "silencioso", então o sistema de carga do carro "ruidoso" está funcionando perfeitamente bem.

Passo 5

Adicionando os Processadores de Sinais. Até agora provamos que os amplificadores, a fonte de sinal e o sistema elétrico estão isento de ruídos. Reconecte cada processador de sinal. Repita este passo para cada processador de sinal utilizado em seu sistema. Se você adicionou todos os seus processadores de sinal, e não existir mais ruído. Congratulações! Você removeu o ruído do seu sistema! Mas se isto näo ocorreu, tente re-orientar os cabos de sinais. Se isto curar o problema, fixe-os permanentemente nesta rota, e instale o próximo processador. Se não, isole o processador do chassis do veículo, exceto pelo terra. Se isto funcionar, isole definitivamente este processador e vá para o próximo. Se a isolação não ajudar, vá para o passo 6.

Passo 6

Testes de Isolação do Processador Agora, o ruído entra pelo sistema quando um processador em particular é instalado, mas o novo aterramento não funcionou. Mova o processador o mais próximo possível do amplificador, e verifique o ruído. Se não existir nenhum, então reinstale o processador , cuidadosamente posicionado os cabos, para se assegurar da não existência de ruído, e continue do passo 5 com o próximo processador. Se isto ainda não funcionou, utilize uma fonte de alimentação isolada para o processador, tendo certeza que nenhuma parte do processador esta tocando o chassis do veículo. Se isso resolver o problema, então considere a instalação de uma fonte isolada ou um transformador 1:1, e vá para o passo 5 com outro processador. Se ainda assim, isto não funcionar, leve o processador e a fonte isolada de tensão para bem longe do carro e re-teste. Se persistir o ruído, então há algum problema com o processador. Pegue um processador diferente e continue do passo 5 com este.

Se no caso da fonte de tensão separada do processador bem longe do carro funcionarem temos que ou o processador esta danificado ou você foi impreciso nos seus testes, volte para o passo 5.

Espero que com essas dicas você possa finalmente ter acabado com o tão desagradável ruído no seu sistema. Até a próxima edição.

 
     
 
Rafael Padilha
Engenheiro Eletrônico e Mestrando em Engenharia Automobilística
e-mail: rvp_gmb@hotmail.com
 
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