Especificações dos Amplificadores

 
O que significam algumas das especificações.
 

Comentarei abaixo algumas das especificações mais importantes expressas nos amplificadores, o que são e como interpretá-las.

"Frequency Response" ou Resposta de Freqüência, se refere as faixas de frequência que o amplificador pode reproduzir dentro de uma certa faixa de potência, usualmente +/- 3dB. "Continous Power Output" ou Potência de Saída Contínua é a potência de saída em um canal a certa carga (usualmente 4 ohms), abaixo de um certo nível de distorção (usualmente no máximo 1% de THD - "Total Harmonic Distortion" ou Distorção Harmônica Total), a uma certa freqüência (normalmente 1kHz). Uma especificação de potência completa deve incluir todas estas informações. Por exemplo uma específicação que traga no seu manual o seguinte texo: "20W/ch into 4 ohms at < 0,03 THD at 1kHz" isto significa que o amplificador pode gerar continuamente 20W por canal com uma carga de 4 ohms conectada a sua saída e com uma distorção harmônica total a 1000 Hz menor que 0,03%. O amplificador deve ser capaz de sustentar este nível de potência por longos períodos de tempo sem dificuldades como por exemplo superaquecimento.

"Peak Power Output" ou Potência de Saída de Pico é a potência de saída em um canal a uma certa carga (usualmente 4 ohms), abaixo de um certo nível de distorção (normalmente muito maior que a distorção da potência de saída contínua) a uma certa freqüência (normalmente 1kHz). Uma especificação de potência completa deve incluir todas estas informações. Por exemplo, uma especificação que traga a seguinte informação: "35W/ch into 4 ohms at < 10% THD at 1kHz", pode-se afirmar que o amplificador vai gerar uma potência de 35W por canal com uma carga de 4 ohms conectada a sua saída e com uma distorção harmônica total a 1000 Hz menor que 10%, ou seja uma distorção muito maior que na Potência de Saída Contínua. Mas vale aqui um aviso importante, alguns fabricantes indicam a Potência de Saída de Pico pela inclusão da quantidade de potência que pode ser consumida pelo amplificador, o que significa geralmente a limitação pelos capacitores da fonte de alimentação do mesmo. Estes fabricantes geralmente não dizem isso a você nas especificações, entretanto, eles tendem a demonstrar esta potência em grandes letras na frente das caixas, como por exemplo: "MÁXIMO 200W POR CANAL!!!", enquanto a potência de saída contínua é de 15W por canal e a unidade tem um fusível de 5A.

"Damping Fator" ou Fator de Amortecimento, representa a relação entre a carga que esta sendo acionada (isto é, o alto falante - usualmente 4 ohms) e a impedância de saída do amplificador (isto é, a impedância de saída dos transistores que acionam os alto falantes). Quanto mais baixa impedância de saída, mais alto é o fator de amortecimento. Altos fatores de amortecimento indicam uma grande habilidade de ajudar no controle do movimento do cone do alto falante que está sendo acionado. Quando este movimento é controlado rigidamente, uma grande resposta a transientes é evidente no sistema, o que vai proporcionar aos ouvintes um som "rígido" e "cristalino", que responde bem as variações de freqüência da fonte sonora. Fatores de amortecimento acima de 100 são geralmente relatados como sendo bons valores.

"Signal to Noise - S/N" ou Relação Sinal - Ruído é usualmente expressado em decibéis pela quantidade de sinal realmente amplificada e a quantidade de ruído estranho injetado no sinal. Relações entre S/N entre 90dB e 95dB são geralmente reportadas como sendo boas relações.

 
Rafael Padilha
Engenheiro Eletrônico e Mestrando em Engenharia Automobilística
e-mail: rvp_gmb@hotmail.com
 
Home | Matérias | Info | Siglas | Quem Somos | Links | E-mail