"Pezinhos"

 
O que são os "Pezinhos" em um sistema de som?
 

Muitos devem estar pensando o que deve ser um "pezinho". Bom, não é o membro inferior de um ser humano, muito menos uma pessoa com pé pequeno, mas sim a denominação do posicionamento dos alto falantes em um automóvel.

O "pezinho" geralmente é composto por um alto falante do tipo full-range, ou em sistemas mais refinados, composto por um tweeter e um alto falante do tipo mid-range que são montados na parte frontal do veículo, junto às caixas de roda, logo abaixo do painel de instrumentos.

Há algo mais relevante em se montar alto falantes na região do pezinho do que simplesmente equalizar a diferença de distância entre os alto falantes e o ponto de escuta. Dois dos mais importantes fatores são: a resposta no eixo e o controle de ângulo de um alto falante.

A resposta no eixo se prende ao fato de que a maioria dos alto falantes tem o seu melhor desempenho quando escutados no eixo dos mesmos, ou o mais próximo do eixo. Ou seja se você escuta os mesmos de frente, a um ângulo de 90o, este trará a melhor resposta tanto em potência como em qualidade sonora.

O segundo fator é que após a montagem dos seus alto falantes nos pezinhos, você pode ajustar o ângulo dos mesmos para se obter vantagens da resposta dos mesmos fora do eixo. Isso é utilizado para anular qualquer diferença de distância dos alto falantes e o ponto de escuta.

A equalização da diferença de distância entre os alto falantes e o ponto de escuta pode ser melhorada marginalmente se considerarmos os locais padrões para a instalação dos alto falantes. Por exemplo meça a distância entre os tweeters quando montados no topo do painel de instrumentos e quando montados no painel de porta. Você provavelmente encontrará uma distância maior que 60cm. Estes tipos de montagem irão requerer uma alto nível de ajuste para a correção dos problemas introduzidos por esta diferença.

O tweeter mais próximo está fora de fase em relação ao tweeter do lado oposto e estará chegando ao ouvido do ouvinte com uma amplitude muito maior em relação ao outro que está mais distante. Quando todos esses fatores são adicionados é muito difícil, mesmo para o mais flexível dos processadores digitais de sinal (DSP - Digital Signal Processor) fazer a correção. Acima de tudo, poucas pessoas tem acesso as ferramentas necessárias para adequadamente acertar os atrasos usando um processador digital de sinais, isso envolve equipamentos de medição muito caros e específicos para a medição do atraso de resposta de um sinal.

Há sempre uma pequena perda de resposta quando optamos pela utilização dos pezinhos, sendo essa ínfima em comparação aos benefícios dessa configuração. Um pequeno decréscimo no nível de sinal pode ser notado pelo cancelamento de fase, que será facilmente percebido quando um sistema não está com o posicionamento adequado. Uma solução para isso é mover o problema para as freqüências mais altas, que pode ser feito através de uma ajuste de ângulo adequado dos pezinhos, fazendo com que esse cancelamento diminua e possamos atenuá-lo com o aumento da amplitude do sinal.

Portanto, os pezinhos podem ser uma boa alternativa para que busca um sistema de som com qualidade e que possa recriar a sensação de estar diante de um sistema de som residencial, ou mesmo em uma sala de conserto. Grande parte do tempo na construção do pezinho deve ser gasta na etapa de ajuste de ângulo dos mesmos, pois isto que vai proporcionar o melhor aproveitamento do sistema.

 
Rafael Padilha
Engenheiro Eletrônico e Mestrando em Engenharia Automobilística
e-mail: rvp_gmb@hotmail.com
 
Home | Matérias | Info | Siglas | Quem Somos | Links | E-mail