Rádio via satélite em veículos

 

Ficção ou realidade?

Você deve estar imaginando... rádio via satélite& humm& em veículos& parece interessante& mas de que forma isto pode se tornar realidade? Será com aquelas enormes antenas parabólicas? Ou então com aparatos tecnológios que são só vistos nos desenhos animados dos Jetsons? Nada disso, este sistema já saiu do papel, e está em operação nos Estados Unidos desde meados de 2001.

Muitas pessoas devem estar lembradas do ínicio das operações do sistema de transmissão de rádio via FM (Frequencia Modulada), isso foi na década de 60. Desde então não houveram grandes evoluções no sistema de rádio, que continuava basicamente com duas bandas: a de AM (Modulação em Amplitude) e FM. Houveram sim apenas aprimoramentos nos receptores com o uso da eletrônica digital, mas nada além disso. A televisão iniciou suas operações muito depois do rádio e está muito mais evoluida neste aspecto e o rádio carecia há algum tempo de progresso. (Quem já não ouviu falar das TV. s por assinatura via satélite como A DirecTV e a SKY?)

Como o rádio permanece firme e forte (muitos pensavam na época de lançamento da televisão que o rádio estava com seus dias contados), uma empresa decidiu apostar neste novo sistema de transmissão de rádio e após dez anos de pesquisas investidos surgiu esse novo sistema. Através de parcerias com montadoras de veículos e fabricantes de receptores de rádio de renome a XM Satellite Radio lançou no final de 1999 dois satélites (o "Rock" e o Roll") para serem o ínicio das operações do rádio via satélite nos Estados Unidos.

O sistema utilizado pela XM Satellite Radio é composto por um centro de transmissões diretamente de Washington, D.C., considerado o maior e mais moderno estudio do mundo com 310 estações de áudio e 82 estudios totalmente digitais e interligados através de fibra óptica com mais dois centros regionais espalhados pelo Estados Unidos. Toda essa usina de geração envia seus sinais para os dois satélites construidos pela Boeing e localizados a uma órbita geo-estacionária a 35km da costa terrestre.


Exemplo de operação do sistema da XM Satellite Radio

Tudo isso é responsável para que a programação da XM Satellite Radio tenha mais de 100 canais com qualidade de CD, sem ruídos chiados ou intereferências e que são possiveis de serem sintonizados em todo o territorio americano, inclusive em cidades, onde geralmente a recepção tende a ser mais difícil.

Os 100 canais são divididos em 71 canais de música, ou seja tem canal para todo e qualquer gosto musical, desde operas até o mais pesado dos rock. n. roll. Somam-se ainda 29 canais de notícias (FOX, CNN, ABC, USA Today, Boomberg, BBC,& ) e esportes.

Mas como tudo tem um custo, para usufruir de toda essa modernidade a XM Satellite Radio está cobrando de seus assinantes uma mensalidade de 10 dólares e o custo do receptor gira em torno de 300 dólares. As montadoras já estão de olho nesse filão e a General Motors é a primeira a oferecer de série o receptor capaz de receber os sinais da XM Satellite Radio em seus modelos Cadillac Seville e DeVille.

E o Brasil como fica nessa história? Por enquanto o sistema está restringido aos Estados Unidos, nem o Canadá nem o México, países que normalmente pegam carona nestas novidades estão sendo servidos, portanto devemos ter paciência e esperar que o sistema decole nos EUA para que possamos poder contar com ele por aqui.

Os puristas e conservdores de plantão devem estar pensando que será o fim das transmissões locais de AM e FM. Ledo engado, pois os receptores da XM Satellite Radio são capazes de sintonizar também essas faixas, que trarão o caráter local da programação.

Portanto basta aguaradar e torcer que a novidade venha logo para terras tupiniquins. Já estava na hora!

 
Rafael Padilha
Engenheiro Eletrônico e Mestrando em Engenharia Automobilística
e-mail: rvp_gmb@hotmail.com
 
Home | Matérias | Info | Siglas | Quem Somos | Links | E-mail