Patagonia

 

Patagonia 07/08
Diário de Bordo

25/Dezembro/2007
Rio Turbio (Argentina) - Parque Torres del Paine (Chile) - El Calafate (Argentina)


Km percorrida: 555km
Condição de tempo: ensolarado

Levantamos um pouco mais tarde e as 7:30hs estávamos tomando café, que por sinal estava muito bom. Pegamos a estrada em direção a Puerto Natales e no caminho passamos pela primeira Mina de Carvão de Rio Turbio, que foi aberta em 1946.
Cruzamos rapidamente a Aduana Argentina e Chilena e logo estávamos em Puerto Natales.


Primeira mina de carvão de Rio Turbio

A partir daqui a estrada vai mudando de paisagem, sendo que logo começamos a subir e a avistar os picos com neve no topo. Após um trecho de rípio, chegamos a entrada do Parque Torres Del Paine e nos assustamos com o preço e a forma de pagamento. Custa 15.000 pesos chilenos por pessoa e só aceitam Pesos Chilenos. Estrategicamente lá tem um kiosque que troca seus dólares para Pesos Chilenos a uma cotação bem baixa, 440 pesos por dólar, ou seja, a entrada custa mais de 30 dolares por pessoa !!! Para nós, não tínhamos como trocar antes, pois era dia de Natal, mas vale a dica para quem for lá, não esqueça de levar Pesos Chilenos.


Torres del Paine

Pegamos o mapa do Parque e após indicações do guarda parque fomos fazer o circuito da parte Sul, pois é o que podemos fazer de carro. A vista das Torres da estrada é impressionante, sendo que a cada curva era uma surpresa. Paramos nos miradores do caminho e tiramos várias fotos, não sem antes colocar as blusas pois o vento gelado e forte não dava trégua.

Chegamos então ao Mirador dos Cuernos e fizemos a caminhada de 1 hora até a base deste, que proporciona uma vista muito bonita, passando antes por Salto Grande, uma cachoeira muito espetacular que se forma com a água do degelo e do lago imenso aos pés de los Cuernos.Voltamos para o carro e fizemos nosso almoco/lanche.


As Famosas torres vistas da entrada do parque

Continuamos pela estrada até o Glaciar Grey e lá fizemos mais uma caminhada de 1 hora para avistar este bem de longe, haja vista que para chegar nele são 7 horas de caminhada. E tem que estar bem preparado fisicamente. Comemos mais um pouco dos nossos lanches e encaramos os 54 km de rípio até a principal entrada do parque, lá chegando, continuamos mais 7,5 km até a entrada da trilha que dá vista para a face Noroeste das Torres.


Salto Grande


Cuernos del Paine


Lago Nordenskjöld e cuernos del paine


Icebergs e geleira grey ao fundo

Tiramos algumas fotos, e até andamos um pouco em direção a trilha, porém como estava tarde (18:00hs) e tínhamos ainda que rodar 280 km até El Chaten, decidimos ir embora sem conseguirmos chegar à base das Torres, são também 7 horas de caminhada, ida e volta. E infelizmente não daria tempo.

Cruzamos o passo de Cerro Castilho e daí até a entrada para a Ruta 40 está tudo asfaltado, apesar do mapa dizer que ainda estão trabalhando neste trecho.

Chegamos em El Calafate as 23:00hs e após as tradicionais buscas por hotéis acabamos achando o Hostal de Las Manos, um hostel novinho, um pouco afastado do centro e com um preço muito bom. Fomos correndo comer alguma coisa, pois tudo estava fechando e depois caímos na cama.

 
  Home | Matérias | Info | Siglas | Quem Somos | Links | E-mail