Patagonia

 

Patagonia 07/08
Diário de Bordo

27/Dezembro/2007
El Calafate - Ruta 40 - Perito Moreno (Argentina)


Km percorrida: 736km
Condição de tempo: bom, com sol e o tradicional vento que gelava bem

As 6:30 estávamos com o carro carregado para pegar um trecho de asfalto até a entrada para El Chatlein na famosa Ruta 40.

Após esta entrada o asfalto acaba e comeca o rípio. Paramos na cidade de Três Lagos (cidade ? tinha apenas uma rua ...) para abastecer. É importante abastecer por aqui, do contrário não se tem combustível para percorrer os 300km restantes até Bajo Caracoles.
O movimento na estrada é quase nulo e somem as criacões de ovelha. Todas as montanhas ficam bem distantes e só deserto, sem nada em qualquer direção.

Por volta das 12:00 paramos no meio da estrada para comer e pudemos tirar umas fotos de quão deserto é o lugar. O rípio acaba cansando muito na Van devido sacolejo e o barulho.

Estão trabalhando no trecho de Tres Lagos à Perito Moreno, sendo que às vezes pegamos uns trechos curtos de alfalto e às vezes desvios dos trechos em obras. Dentro de alguns anos isso vai estar tudo asfaltado.

Chegamos em Bajo Caracoles por volta das 13:00 e como havia diesel no posto decidimos fazer um passeio opcional até a Cueva de Las Manos que dista 46 km da estrada e é outro Patrimônio da UNESCO.


Vale da cueva de las manos


Cueva de las manos

Lá chegando, paga-se o guia que acompanha o grupo até as pinturas, que ficam em pequenas grutas em um vale de um rio. São muitas mãos impressas nas pedras, todas feitas de forma negativa. Supõe-se que eles utilizavam a tinta na boca para soprá-la sobre as mãos nas pedras. Existem também pinturas de caça e animais da região, como o Guanaco, Nhandu e Salamandra pintados na pedra.

Vale a pena a visita, a paisagem muito bonita e as pinturas rupestres algo que nos faz pensar como era a tantos milhões de anos atrás …

Encaramos os 190km de rípio até Perito Moreno e lá achamos a pousada El Turista com quartos novos por um preço razoável. O único senão é o banheiro, super apertado !

 
  Home | Matérias | Info | Siglas | Quem Somos | Links | E-mail