Patagonia

 

Patagonia 07/08
Diário de Bordo

29/Dezembro/2007
Bariloche - Cerro El Tronador - Bariloche


Km percorrida: 212km
Condição de tempo: nublado com alguns períodos de sol e vento gelado

Tomamos o café tradicional no Hotel de Los Duendes: Meia lunas, café, leite, mantequilla e marmelada (o de sempre …)

Às 8:00 estávamos no carro em direção ao Cerro Tronador e Cascata de Los Alerces.
Voltamos quase 30 km até a entrada do parque e lá pagamos na entrada. Desta vez não conseguimos nos passar por Argentinos (achamos alguém que não aceitou o documento do carro). Subimos pela estrada de rípio, contornando o Lago Mascardi. Tiramos fotos no caminho e fomos até a Cascata de Los Alerces.

Esta é uma queda forte, com mata de Alerces à sua volta. Tiramos as tradicionais fotos e voltamos para a cafeteria que havia próximo ao estacionamento. Ficamos lá fazendo hora até dar o horário de descida, haja vista que a estrada tem algum movimento de turistas e trechos estreitos.

Quando a estrada foi liberada, descemos até a intersecção da estrada e fomos então em direção ao Cerro Tronador com seus 3.554m de altura.

Infelizmente o tempo estava um pouco nublado, não permitindo a visão completa do Cerro. Lá chegamos e fomos ver primeiro o Glaciar de Gelo Negro e ficamos assustados.
Este Glaciar em 1991 chegava ao lado do estacionamento, em 17 anos este recuou mais de 500m e fica bem longe do estacionamento. Descemos à margem do lago formado pelo degelo para poder tocar em uns pequenos Icebergs de Gelo Negro. Infelizmente as mutucas não davam trégua e queriam nos picar de qualquer forma.

Infelizmente este gelo um dia se acaba, devido ao famoso: Aquecimento Global.


Geleira do El tronador

Continuando pela estrada e fomos em direção ao Tronador. Como era próximo das 12:00 fomos comer na cafeteria e ficamos descansando e admirando o Cerro Tronador, que estava escondido, mas mesmo assim mostrava suas geleiras mais baixas e as cascatas formadas pelo degelo.

Fomos caminhar em direção a cascata e a Liliane, Elcira, Armando e Maria Elisa não subiram até o topo do morro onde tem-se uma bela vista da cachoeira do degelo e da neve ali acumulada.


Cascatas garganda del diablo

Voltamos para o carro e começamos a descer, pois estávamos no trecho de mão única exatamente as 4:00, que é o horario de abertura para descida.

Chegamos em Bariloche as 18:00 e o Armando e a Elcira ficaram no hotel, sendo que o resto do grupo foi em direção ao Cerro Catedral para pegar o teleférico até o topo.
Lá chegando, tudo estava fechado, muitas lojas, shoppings e cafés, tudo deserto. Apenas um kioske estava aberto onde nos informaram que um teleférico estava funcionando das 10:00 as 16:00 somente e de domingo não funciona.

Tiramos fotos e retornamos em direção ao Cerro Otto, que também estava fechado.
Resumindo: vá visitar Bariloche no inverno, porque senão você fica muito preso a horários. Em Bariloche, tomamos banho e fomos bater perna nas lojinhas e comer.

 
  Home | Matérias | Info | Siglas | Quem Somos | Links | E-mail