Jalapão

 

Jalapão 2003
Resumo
Diário de Bordo

12/Agosto/2003 - terça-feira
Jalapão (Ponte Alta do Tocantins-TO)


Km inicial: 29930 km
Km final: 30017 km
Km percorrida: 87 km
Condição de tempo: sol e muito calor

Acordamos super cedo, pois à noite não conseguimos dormir direto. Primeiro a Liliane se ajeitou no colchonete e o Rafael no saco de dormir, mas a noite começou a esfriar e tivemos que dividir o colchonete e nos cobrir com o saco de dormir. As 5:30 hs, com o dia clareando, já estávamos acordado e tomamos o super café, ou seja, aquilo que tínhamos: as frutas secas e a água.
Clique para ampliar
O nosso acampamento as margens da cachoeria do lajeado

Depois começamos a arrumar as coisas. Desmontamos a barraca e pé na estrada. Pé mesmo, porque a Liliane andou a pé os 3kms até a estrada principal. Na volta a moto não atolou, também, já conhecíamos os melhores caminhos. Sem problemas para chegarmos na estrada principal.

A Liliane chegou quase morta de tanto caminhar por aquele areião. Seguimos em direção para Mateiros, estrada razoável. Decorridos mais 49 km chegamos na bifurcacao para Cachoeira da Velha e Pousada jalapão. Da bifurcação até a pousada do Jalapão são 20 km, sendo 2 km de pedras pontudas, horrível!!! Pensamos até em desistir de seguir em frente de tão ruim que era esse pedaço. Foi sofrido!

 
Clique para ampliar
A entrada para a Cachoeira da Velha / Pousada do Jalapão


Chegamos na pousada, onde fomos muito bem atendidos pela Luciana (gerente) e pelo Marcelo (guia). Deixamos certo que íamos almoçar e partimos com a moto para Cachoeira da Velha e Prainha. Distante 9 km da pousada. Deixamos a moto na beira da estrada e caminhamos um trecho de quase 1 km a pé até a Cachoeira da Velha. A vista compensa, com certeza! Maravilhosa! Ficamos apreciando por algum tempo a imensa quantidade de água que caía pelos quase 100 metros de largura.

Clique para ampliarClique para ampliar
A cachoeira da Velha e a Liliane se refrescando na prainha


Voltamos, pegamos a moto e fomos para prainha que fica a 300 metros para frente de onde deixamos a moto. Que surpresa quando chegamos na prainha onde além da água ser muito limpa o lugar é uma obra-prima. Vale a pena agüentar os mosquitos, que quase nos carregam. É maravilhoso. Ficamos um tempo na água que não era gelada. Voltamos para pousada para almoçar e resolvemos ficar esta noite na pousada.

Não é barato, mas estávamos cansados. Pagamos R$ 70,00 por pessoa com pensão completa em um quarto simples com ventilador e com direito a visita na Prainha e Cachoeira da Velha. Arrumamos as coisas no quarto e deitamos um pouco. Tínhamos almoçado muito.

A tarde ficamos por lá mesmo, fizemos uma pequena caminhada, para não perder o pique e ao entardecer pulamos na piscina, apreciando o por do sol. Uma delícia! Ficamos ate' as 19:30hs esperando a lua, que estava linda.Depois tomamos aquele banho e fomos jantar, pra variar comemos muito. Ficamos assistindo algumas fitas de vídeo sobre o jalapão junto com outros hóspedes que chegaram durante o dia.

Para nossa surpresa e alegria o lobo Guará apareceu e ficou fazendo poses para fotos. Tinha um gambá também. O cansaço bateu e fomos dormir por vota das 21:00hs.

Clique para ampliar
O lobo-guará que deu o ar da sua graça

Dia Anterior | Próximo dia

  Home | Matérias | Info | Siglas | Quem Somos | Links | E-mail