Jalapão

 

Jalapão 2003
Resumo
Diário de Bordo

16/Agosto/2003 - sábado
Palmas-TO - Alto Paraíso de Goiás-GO


Km inicial: 30483 km
Km final: 31084 km
Km percorrida: 601 km
Condição de tempo: sol e chuva leve no fim da tarde

Às 7:30hs estávamos arrumando as coisas no quarto, tomamos um bom café e fomos conhecer Palmas. Conhecemos a Praia da Prata, uma outra praia próxima do hotel e a ponte sobre o Rio Tocantins. Rodamos 43 km pela cidade. Voltamos e arrumamos tudo.

 

 
Clique para ampliarClique para ampliar
A enorme ponte que atravessa o Rio Tocantis e as largas avenidas de Palmas com o Palácio do Governo ao fundo

O Rafael estava colocando as coisas na moto quando uma família de Pelotas-RS questiona se íamos para o Jalapão. Rafael disse que estávamos voltando. Legal, pediram dicas. Trocamos algumas palavras com a família e partimos às 11:00.

Chegamos em Natividade-TO após percorrer 238 km às 13:40, a cidade parece que fecha para o almoço. Cidade horrível. A única padaria que vimos na cidade e que não tinha nem refrigerante para tomar, pois foi la que ocorreu esse diálogo interessante entre o Rafael e o moço da padaria:

Rafael : tem refrigerante ?
moco : Não fala nada, simplesmente abre a porta da geladeira e aponta algumas garrafas.
(só haviam algumas tubainas e no balcão da padaria alguns pacotes de pão torrado e biscoitos de polvilho)
Rafael : não queremos mais. Nesta cidade tem alguma lanchonete ou restaurante ?
moco : sabe o colégio?
Rafael : não sou daqui, não conheço nada
moco : desce aquela rua perto da...
Rafael : tá, tá bom, muito obrigado
(e saímos andando do local)

Na saída da cidade fomos comer algumas porcarias no posto na beira da estrada, onde aproveitamos para abastecer a moto. Seguimos em direção de Arraias-TO. Passamos por Bonfim, onde estava tendo a festa de Bom Jesus do Bonfim, muito famosa e com muitos romeiros. Depois de Arraias passamos por Campos Belos-GO onde paramos para abastecer a moto depois de percorridos 214km e também nos abastecer. Chupamos um sorvetinho e bebemos água.

Clique para ampliar
Uma pausa para descansar e apreciar a paisagem.

A partida de Campos Belos foi às 17:00 em direção para Alto Paraíso de Goiás-GO, pegamos alguns pontos com chuva. O Rafael acelerou e passou tão rápido pelas nuvens carregadas que não deu tempo de nos molhar. Estrada muito boa, asfalto novinho. Mais adiante começaram alguns pingos que insistiam em nos seguir. Tivemos que parar para colocar a capa de chuva, pois a noite começava e tínhamos ainda um trecho longo até Alto Paraíso.

Chegamos em Alto Paraíso de Goiás-GO as 19:00 hs, depois de percorridos 149 km. Procuramos uma pousada e após passar no CAT (Centro de Atendimento ao Turista) fomos andar pela cidade e ficamos na Pousada Jardim das Pedras. Muito boa, a cama é excelente. Adoramos. Tomamos aquele banho e fomos jantar. Literalmente sentamos na graxa, pois fomos na Creperie e os dois crepes que comemos não matou a nossa fome e além disso pagamos caro!

Tivemos que fazer um pit-stop na casa de massas Tattoria di Marco e jantar decentemente. Ali são servidas massas tipo self-service, onde você escolhe a massa e o molho e esta e preparada na hora, na sua frente. Foi ótimo. Comemos tanto que fomos dormir até passando mal.

Dia Anterior | Próximo dia

  Home | Matérias | Info | Siglas | Quem Somos | Links | E-mail