Patagonia

 

Patagonia 07/08
Diário de Bordo

23/Dezembro/2007
Rio Grande - Ushuaia (Argentina)


Km percorrida: 236 km
Condição de tempo: nublado, vento forte e mais frio

Combinamos com a Atendente da Pousada para tomarmos café mais cedo (que foi muito atenciosa) e com isso as 6:45hs já estavamos na estrada. A paisagem começa a mudar muito e as fazendas de ovelhas dão lugar a florestas de Alerces e os Picos com neve começam a aparecer.

A estrada começa a ficar mais sinuosa e cada vez mais ficamos mais próximos dos picos.
Paramos algumas vezes para tirar fotos da estrada, que realmente encanta pela combinação de lagos, montanhas e neve nos picos mais altos. A paisagem é realmente muito bonita.

Chegamos em Ushuaia por volta das 10:00hs e queríamos ir para a Bahia Lapataia, onde é o fim da Ruta 3. Porém as ruas mal sinalizadas da cidade nos fizeram mudar de planos e fomos para o Glaciar Martial.


Lá chegando, nos passamos como Argentinos com o documento do carro, pois do contrário teríamos que pagar 25 pesos por pessoa ao invés de 15 pesos que pagamos. Que os Argentinos nos deculpem, mas eles não sabem nem cobrar certo … Mostramos o documento do carro (que era um carro alugado pela Alamo Argentina) e nos passamos como Argentinos !!!

Subimos o Teleférico e fomos fazer a caminhada até a o Glaciar Martial. Para nossa alegria, havia neve na Montanha que foi o bastante para todos matarem a vontade de andar na neve. Fizemos bastante bagunça com o Carlos Henrique na neve. Foi muito divertido.

A subida e bem íngreme, onde partimos de 585m e chegamos até 1000m. A vista lá de cima é muito bonita e chegamos em um local com muita neve. O passeio vale MUITO a pena.


Glaciar no cerro martial


A vista da cidade de Ushuaia do cerro martial

Descansamos um pouco e encaramos o trecho de descida até o Teleférico.
Como estávamos com fome e próximo das 12:30hs seguimos a indicação do Guia Lonely Planet (alias, ótimo companheiro de viagem) e fomos até o Supermercado Norte onde comemos uma deliciosa refeição a um preço muito bom.
Aproveitamos e fizemos algumas compras no mercado e fomos em direção a Bahia Lapataia.

Fomos pela estrada de rípio até a entrada do Parque, lá novamente nos passamos por Argentinos para economizar uma verba. Que os Argentinos nos deculpem !!!
Fomos até o final da Ruta 3 e chegamos a Bahia Lapataia.


A tradicional foto no ponto mais ao sul da america que se pode chegar de carro

Como em toda cidade, cheia de aventureiros de todos os cantos. Tiramos as tradicionais fotos ao lado da Placa do fim da Ruta 3 e indicação da Bahia Lapataia. Caminhamos até a Bahia propriamente dita, que é um local muito bonito.

Voltamos um pouco na estrada e fomos em uma Castoreira ativa (os Castores são realmente animais muito espertos), continuamos de volta pela estrada e retornamos à Ushuaia.

Começamos as buscas pelos hotéis e após pesquisarmos alguns, passamos pelo centro de informações turísticas e lá descobrimos que eles fornecem uma lista com todos os hotéis e pousadas da cidade com os preços inclusive. Uma mão na roda para o turista ! Facilita muito a vida do viajante.

Fomos então para o Hotel El Calafate, bem simples mas muito bem limpinho. Tomamos banho e fomos bater perna na cidade.


Visual da cidade de Ushuaia


Tiramos fotos de mais uma placa de Ushuaia, próximo ao porto e fomos jantar em um rodízio de carnes muito bom chamado La Rueda (famoso Tenedor Libre). Voltamos para o hotel e caímos na cama pois no outro dia iríamos acordar bem cedo.

 
  Home | Matérias | Info | Siglas | Quem Somos | Links | E-mail