Triângulo na América

 

H o m e
Quem Somos
Resumo
Roteiro

Diário de Bordo

Dicas
Lista Materiais
Números
Fotos
Agradecimentos
Links

Dia Anterior | Próximo dia

09/Fevereiro/2001 - sexta-feira
Bonito - MS - Gruta de São Miguel , Gruta do Lago Azul e Bar do Porto
Motorista: Claudio
Km inicial: 17970 km
Km final: 18050 km
Km percorrida: 80 km
Condição de tempo: sol e muito calor

Resolvemos alterar nossos planos de hoje, devido a problemas com os horários dos passeios. Havíamos programado para fazer o Passeio do Rio da Prata, só que este estáva programado para as 14:30hs, ou seja após o almoço.

Esse passeio é de flutuação no rio, e não fica bem para nós, comedores vorazes, fazer exercícios físicos após a refeição. Fomos então primeiramente para a Gruta de São Miguel. A gruta fica em uma área de cerrado, e tem aproximadamente 300 metros de extensão. Você anda por trechos demarcados e uma guia nos acompanhou, dando explicações sobre as formações e como tudo começou.

Tem diversos tipos de formações, com estalactites e estalagmites, travertinos e o mais interessante de todos, que são os corais rochosos. São de uma beleza impressionate. Fica-se um pouco decepcionado pela duração do passeio, pois este custa muito caro (R$ 18,00) e não se oferecem outros atrativos além da gruta. Para quem já conheçe cavernas, é muito pouco.

Saímos dali e fomos a Gruta do Lago Azul, que fica poucos quilômetros adiante. Esta gruta é explorada pelo município de Bonito, e funciona como na outra gruta. Um guia com explicações muito detalhadas sobre o local vai passando as informações conforme se desce em direção a lagoa. O lugar é uma gruta que desce em direção ao centro da terra e no fundo possui uma lagoa que com a incidência de luz e a clareza de suas águas faz com que reflita o tom azul.

È de uma beleza indescritível, com muitas formações no teto e no piso da gruta. Apenas o acesso que é um pouco difícil, pois desce-se mais de 300 degraus em uma trilha cavoucada nas pedras sem nenhum corrimão, mas que com a umidade se torna muito escorregadio. Há um projeto para se ter um plano de manejo da gruta, o que incluirá uma passarela e escadas com corrimãos, facilitando o acesso e diminuindo a depredação.

Chegamos na pousada as 14:00, e havíamos planejado de ir no balneário municipal, mas o cansaço falou mais alto e decidimos dar uma descansada até a hora da janta. Dormimos um pouco, e como não tínhamos almoçado, resolvemos volta a Pizzaria Castellabate, e jantamos uma deliciosa pizza. Saímos da pizzaria e fomos procurar um bar chamado Bar do Porto, que fica próximo a Ilha do Padre e do Balneário do sol, nos disseram que lá era um local bastante bonito as margens do rio Formoso. Chegando lá este estava fechado, pois havia acontecido um acidente com um jipe durante o dia. Voltamos, e passamos pelo Taboa, mas como sempre este estava vazio, como tínhamos que acordar cedo no outro dia para o passeio do Rio da Prata, fomos dormir.

Dia Anterior | Próximo dia

 
  Home | Matérias | Info | Siglas | Quem Somos | Links | E-mail